terça-feira, maio 22, 2012

PSICOLOGIA: Condicionamento Clássico e Operante RESUMO

CONDICIONAMENTO CLÁSSICO 
Ivan Pavlov era um fisiologista russo que observou em uma de suas experiências sobre a salivação canina e propõem a teoria do condicionamento clássico
Ivan Pavlov
A EXPERIÊNCIA
O cão recebia comida sempre que uma campainha tocava, quando ele comia sua salivação aumentava. Algum tempo depois Pavlov notou que a salivação do cão aumentava apenas de ouvir a campainha, o que não acontecia antes.
 
OU
Pré-condicionamento:
Estimulo não-condicionado - Comida
Resposta não-condicionada - Salivação
Estimulo neutro - Campainha

Pós-condicionamento:
Estimulo condicionado: campainha
Estimulo Condicionada: salivação

OU SEJA:
Se tem um estimulo não-condicionado, a comida, e uma resposta também não condicionada, a salivação, quando um outro estimulo neutro (que não se obtém resposta) é posto paralelamente, ou ao mesmo tempo do estimulo não-condicionado, ALGUM TEMPO DEPOIS, OBTEM-SE UM ESTIMULO CONDICIONADO, a partir de então  toda vez que o cão ouvir a campainha ele irá salivar, sem mesmo obter a comida.
A experiência
B. F. Skinner propõem o condicionamento operante atualizando o condicionamento clássico de Pavlov:
B. F. Skinner

Condicionamento Clássico
ESTÍMULO gera> RESPOSTA

CONDICIONAMENTO OPERANTE
ESTÍMULO gera> RESPOSTA < REFORÇADORES


REFORÇAMENTO POSITIVO e NEGATIVO
Com o REFORÇAMENTO POSITIVO há a adição de um elemento que propiciará o aumento do comportamento
Ex: Uma empresa que disponibiliza comissão de venda para funcionário que atingem a meta pré determinada. (O REFORÇADOR É POSITIVO POIS ACRESCENTA UM PRÊMIO AGRADÁVEL, A COMISSÃO DE VENDA)

Com o REFORÇAMENTO NEGATIVO há a eliminação de um fator que seja ruim aà pessoa como prêmio.
Ex: Um gerente que dá um dia de folga para o funcionário que bater a meta de venda (NESSE CASO O REFORÇO É NEGATIVO, POIS É RETIRADO ALGO QUE CAUSE DANO, UM DIA DE TRABALHO)

PUNIÇÃO NEGATIVA E POSITIVA
A PUNIÇÃO NEGATIVA há a retirada de algum elemento ou consequência que seja agradável à pessoa, assim obtendo a diminuição do comportamento.
Ex: Um adolescente que passa a noite no computador e no outro dia sua mãe o deixa sem acesso a internet. (A PUNIÇÃO É NEGATIVA, POIS UM ELEMENTO QUE ERA AGRADÁVEL LHE FOI TIRADO, A INTERNET)

A PUNIÇÃO POSITIVA há a adição de um elemento desagradável ou aversivo.
Ex: Uma mãe que deixa o filho de castigo por quebrar um jarro de vidro. (FOI ADICIONADO UMA CONSEQUÊNCIA À CRIANÇA, FICAR DE CASTIGO).

*A punição funciona somente quando o agente punidor está presente. 
ISSO EXPLICA PORQUE AS PESSOAS COMETEM IMPRUDÊNCIAS DE TRÂNSITO SOMENTE QUANDO NÃO HÁ A PRESENÇA DE GUARDAS-DE-TRÂNSITO, POIS ELE SERIA O AGENTE PUNIDOR.




Ex: Big Bang Teory ( REFORÇO: A Penny ganha um chocolate sempre que faz um comportamento agradável, assim ela irá sempre fazer esse comportamento, esperando a recompensa, mesmo algum tempo depois não ganhe a recompensa. PUNIÇÃO: Leonard recebe jatos de água como punição por que seu comportamento não foi agradável)

VEJA O VÍDEO DE EXEMPLO:



2 comentários: